Yang Yang

BERLIAC_Yang Yang_cover.jpg

Chegou à Bedeteca de Lisboa o “chapbook” Lembras-te do Yang Yang? do Berliac, que visitou Lisboa, no ano passado, graças à iniciativa PEQUENO é bom!

A Associação Chili Com Carne tem pequenos (!) episódios de hipocrisia mas do mal o menos. O regresso aos “encontros sobre edição independente” PEQUENO é bom! em nova fórmula já foi tentada o ano passado com a conversa com o havaiano / norte-americano Aaron $hunga no Bar Irreal, e repetem a fórmula trazendo o argentino Berliac. Para o trazerem fizeram um “crowdfunding” sem o usarem o termo, que engraçadinhos! Copy/ Paste da Chili: Diz um antigo provérbio grego que as coisas boas vêm em doses pequenas. Foi com tal sabedoria em mente que a Chili Com Carne promoveu os encontros mensais PEQUENO é BOM! em tempos idos de 2010. O objectivo era divulgar a edição independente junto do público português – essas “coisas pequenas” que circulam por aí, longe do olho público: zines, CD-R’s, k7’s, vinil, graphzines, livros de autor, etc… Agora, queremos retomar o PEQUENO é bom! para uma segunda temporada. Achamos que é saudável que artistas e público se encontrem num ambiente relaxado, fora dos grandes festivais e eventos não propícios a um tipo de conversa mais intimista. A nossa primeira escolha é o Berliac-sensei (Playground, SADBØI, Seinen Crap), autor argentino, residente em Cracóvia, de neo-gekiga que todos os miúdos fixes querem conhecer.

MAS… mas… mas… (…) Não há almoços grátis nem BDs à pala! Então para pagar os custos da viagem e estadia deste autor será publicado um zine que compila três pequenas histórias em Português, publicadas na revista Vice, intitulado Lembras-te do Yang Yang?Com tradução da Hetamoé, a tiragem será limitada a 30 exemplares. Serão assinados, numerados e personalizados pelo artista.

Curiosamente este exemplar na Bedeteca não está assinado. Sobras da tiragem? Um bootleg? E por falar nisso, porque a Rússia é conhecida por ser a paraíso da pirataria, apareceu também um exemplar de Торчки из азиатского супермаркета. Uma edição em russo de BDs de Berliac em que até aparece um certo Mocho e o mestre Tezuka… Há leitores russos na Bedeteca?

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Deixe um comentário