Monthly Archives: Janeiro 2026

Kobane Calling

A Levoir anda-se a passar e lançou pela primeira vez em Portugal, a aclamada obra Kobane Calling de Zerocalcare. Esta é uma oportunidade única para o público português conhecer a narrativa gráfica do artista italiano que se destacou no cenário internacional.

Kobane Calling começou como uma reportagem publicada na revista italiana Internazionale. Este trabalho é um diário sincero da viagem de Zerocalcare à Turquia, Síria e Iraque para documentar a luta do povo curdo contra o ISIS. Em 2016, a reportagem foi publicada como uma novela gráfica, tornando-se a obra mais importante do ano em Itália. Este livro de memórias vendeu mais de cem mil exemplares, dando voz a uma nação que luta pelo direito à existência.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Baixos

Chegou à Bedeteca de Lisboa baixaria! Holandeses de André Toral (autor que saia na Animal!!) que conta a trajetória de dois irmãos judeus que se mudam para o Brasil na época da invasão holandesa, no século XVII. Castor é um artista sensível e idealista, que trabalha no atelier do mestre Rembrandt e sonha encontrar uma tribo perdida de Israel vivendo entre os índios brasileiros. Já Esaú é um sujeito pragmático, que vê no comércio de escravos uma oportunidade de enriquecer. Em fevereiro de 1643, seduzidos por promessas de riqueza e liberdade, os dois irmãos embarcam em um navio da Companhia das Índias Ocidentais de Roterdão para Recife.

Mais um livro interessante da Venetta.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

To live outside the law you must read comics

Joe Strummer in Passion is fashion – The Real Story of The Clash (Aurum; 2009) de Pat Gilbert

Hoje não começa o Festival de BD de Angoulême, certame de referência universal da BD, surgido em 1974 e que só interrompeu actividade no ano-Covid de 2021. O festival era gerido por uma associação intitulada de 9eArt+ que teve de cancelar o Festival e desistir de o organizar para sempre – ou seja para o ano, se ainda houver festival ele será um “reinício” com uma nova organização.

A 9eArt+ achava-se impune aos consecutivos abusos de poder e ocultamento de uma violação de uma funcionária sua (em 2024). Para quem não acredita neste mundo capitalista, o autor (trabalhador) ainda tem o verdadeiro poder e eis que depois dos autores de BD recusarem em participar no festival, as editoras tiveram de seguir atrás e alinhar no boicote. Um festival de BD sem artistas é como ir à missa e não encontrar lá vinhaça e bolinhas de pão!

Mais interessante seria ver algo deste tipo a aplicar-se à BD Amadora, o maior – e “maior” não quer dizer “melhor” – festival de BD em Portugal, que tem vindo sistematicamente a tornar-se num espaço exclusivo das grandes editoras, devido à sua directora de “olhos de carneiro mal morto”, Catarina Valente , tem vindo a por de lado agentes fundamentais da BD portuguesa – críticos, editoras, artistas – num retrocesso cultural. É tão grave, que já há, imaginem!, pessoas a dizer que no tempo do Nelson Dona é que era!!! É grave!

Deixe um comentário

Filed under acontecimentos internacionais, obituário

Curiosidade mórbida

A pior banda do mundo de José Carlos Fernandes ainda encanta malta, eis umas vinhetas (e há mais ao longo do livro) de Ángel de la Calle no Pinturas de Guerra – reeditado pela Garbuix Books, este ano. Obra de 2017, é uma autoficção em que um espanhol chamado Ángel de la Calle chega a Paris na década de 1980 para escrever um livro sobre a actriz Jean Seberg e acaba por entrar em contacto com vários pintores latino-americanos refugiados dos golpes militares dos seus países. A figura de Fernandes aparece em clara homenagem, não fosse ele o “name-dropper” de excelência.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Aguça

Passados uns quatro anos lá chegou à Bedeteca de Lisboa a revista Aguça, dedicada à ilustração portuguesa – e que também mete uma BD ou outra nas suas páginas como a Mosi ou o Gato Mariano. Publicação feita com amor a esta arte mas fechada ainda na fofura que tem marcado a ilustração portuguesa dos últimos 15 anos. Entretanto o projecto parece que já se foi

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd portuguesa, ilustração, referência

Ala que já se faz tarde!

No meio de inutilidades totais anunciadas para este ano pela Ala dos Livros eis que apanhamos o anúncio d’O Eternauta, a obra-prima da banda desenhada argentina de Héctor Oesterheld (1919-77?) e Francisco Solano López (1928-2011), para sair este ano. Parabéns à editora pela ousadia! A seguir O Eternauta pelo Breccia, não?

Deixe um comentário

Filed under bd estrangeira

Parabéns!

A Opuntia Books faz anos! Dizem: E assim em Janeiro de 2006 nascia a Opuntia Books. Mesmo em modo de hibernação durante um período entre 2011 a 2021 sempre resistiu. E agora, sem festas, promoções ou pancadinhas nas costas, é continuar como sempre, resistindo.

Porque não ir hoje à Bedeteca de Lisboa ver o acervo de Opuntias?

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, ilustração, zines